sexta-feira, 15 de abril de 2011

OEA discute sobre corrupção e direitos humanos

No início das discussões do segundo dia de reuniões da OEA, várias delegações pediram que assuntos como corrupção e direitos humanos fossem amplamente discutidos, temendo que ocorresse o mesmo que no dia anterior, quando muito se falou, e poucos resultados foram obtidos.

Ao se pronunciar sobre o tema corrupção, os Estados Unidos afirmaram que esse é um problema que aflige não só os países latino-americanos, mas todo o mundo. Disse ainda que a situação é mais grave em países pequenos.

Em resposta as afirmações americanas, o Peru disse que as declarações foram infundadas e ofenderam o povo dos países que os EUA consideraram em sua visão particular como “pequenos”. Por sua vez, os americanos informaram que ao se referirem a países pequenos estavam falando no porte financeiro e não na área geográfica destes. Declararam que sua intenção é apenas a de ajudar os países onde o problema da corrupção é exacerbado. Além disso, os americanos afirmam que seu país não está isento deste problema e sendo assim não tiveram intenção de ofender ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário