quinta-feira, 14 de abril de 2011

Primeira manhã de sessões do CS acaba sem resultados práticos


A primeira jornada de sessões do Conselho de Segurança da ONU começou em desacordo entre a Turquia e os Estados Unidos que propuseram dois documentos diversos. Com poucas novidades em seu conteúdo, o Documento Provisório número um – assinado pela Turquia, Bahrein, Arábia Saudita e Afeganistão – sugeriu a criação de comissões de supervisão militar e do próprio Conselho de Segurança. O intuito, segundo o texto, seria o fortalecimento do exército afegão e a produção de relatórios de progresso econômico e de políticas sociais do Iraque e Afeganistão.

No documento provisório número dois, os norte-americanos trazem novidades em relação às exigências comumente impostas ao Iraque, mas não mencionam o Afeganistão em nenhum momento. Dentre as propostas, o fortalecimento do governo do Iraque e a união do país ao Protocolo Adicional da Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA). O documento também traz à tona antigas rivalidades da região, como a exigência do pagamento de indenização ao Kuwait, pelos danos causados durante a Guerra do Golfo, em 1991.

O texto proposto pelos Estados Unidos foi assinado pela França e Afeganistão, mantendo o impasse nas negociações. Os delegados voltam a debater os temas no Conselho de Segurança a partir das 14h, na segunda jornada de sessões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário